Cinco conselhos a ter em conta na altura de mudar a Caldeira

Quer trocar de caldeira mas não sabe qual escolher? Antes de comparar as diferentes soluções disponíveis, siga estas dicas que lhe vão permitir escolher a opção certa consoante as suas necessidades para assim conseguir os melhores resultados.

  1. Verificar o isolamento da habitação
    Para escolher corretamente o equipamento deve, antes de tudo, considerar a instalação existente. Comece por investigar o estado e o tipo de isolamento da habitação. Mesmo com o sistema de aquecimento mais eficiente do mercado, será muito difícil aquecer uma casa mal isolada. Como tal, deve começar por resolver os problemas de isolamento se o seu grande objetivo é obter a melhor combinação de conforto térmico e economia de energia.
  2. Calcular o consumo energético
    O segundo aspecto a ter em conta na escolha: deve ter o conhecimento exato da média de consumo energético que tem em termos de aquecimento e de produção de água quente sanitária (AQS). Isso é realmente essencial para calcular o potencial de poupança e avaliar a potência ideal da futura caldeira. Como precaução, deverá evitar a escolha de uma caldeira demasiado potente face às suas necessidades, pois isso poderia ter um impacto significativo na fatura.
  3. Realizar auditorias energéticas prévias
    O terceiro ponto a ter em conta é solicitar uma auditoria energética (estudo térmico) a um profissional qualificado. Este tem capacidade de avaliar os pontos fortes e os pontos fracos da habitação e dá-lhe os melhores conselhos na escolha da nova caldeira. Há que ter em conta que a realização de uma auditoria de uma casa de 150m2 poderá representar uma média entre 500 e 700 euros. Mas trata-se de um investimento que lhe permitirá escolher a melhor opção em termos de rentabilidade.
  4. Avaliar as necessidades e o conforto térmico desejado
    No final, a escolha vai depender da utilização que se faz da habitação e do conforto térmico que se pretenda atingir. É inútil investir o mesmo numa segunda habitação do que na sua casa habitual. Deve avaliar as necessidades em termos de água quente sanitária e de aquecimento em função do número de pessoas que habitam a casa, os períodos e as estações de ocupação (férias de inverno ou de verão, fins-de-semana…), e os projetos para os próximos anos (ampliações ou obras)
  5. Comparar as diferentes soluções disponíveis
    Se, por exemplo, a habitação possuir espaços reduzidos, a melhor opção seria a utilização de uma caldeira mural, que é perfeita para zonas de pequenas dimensões.Tendo em conta todos os aspetos, chega o momento de escolher entre os diferentes tipos de caldeiras: gás, gasóleo, biomassa ou híbridas. Menos conhecidos do grande público, as caldeiras ou as bombas de calor híbridas combinam uma fonte de energia renovável (uma bomba de calor ou solar) e uma caldeira de apoio de gás ou gasóleo, que ganha destaque no caso de existir muito frio que permita aumentar o desempenho energético.Em matéria de caldeiras, é preciso diferenciar também entre as caldeiras de pé e as murais. “Para casas grandes, é preferível uma caldeira de pé e, para espaços mais reduzidos, uma caldeira mural. Os critérios de eleição estão relacionados com o espaço disponível e o conforto sanitário desejado”, sublinha o Groupe Atlantic. De menor dimensão, a caldeira mural pode ser facilmente montada numa cozinha. Por outro lado, se o conforto é a sua prioridade, e se tem espaço, a caldeira de pé é a melhor opção. O ideal para este tipo de caldeiras é colocá-la em espaços amplos e externos, como uma lavandaria ou uma garagem.

Resumindo, se tem orçamento, é melhor não esperar pela avaria da sua caldeira antiga para a substituir por uma nova. Compre uma caldeira de nova geração para otimizar o consumo de energia e poupar, mas também para melhorar o seu conforto térmico. Além disso, todas as caldeiras de gama alta vêm equipadas com um sistema de programação que permite regular automaticamente a temperatura do lar.

Artigos recentes

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.