Aerotermia, a energia renovável para o conforto do seu lar

Durante a assinatura do “pacote energia-clima 2020” da União Europeia em 2008, os países aderentes, entre os quais Portugal, fixaram metas de energia renovável até 2020. O uso de sistemas de aquecimento baseados em energia renovável são parte dela e são por isso encorajadas pelos Estados. O desafio ambiental é uma das razões pelas quais é bom recorrer a um aquecimento deste tipo. Outra razão é a economia e poupanças a médio prazo e na sua conta de energia. Mesmo que o investimento inicial nestes equipamentos seja elevado, ele continua a ser um bom investimento ao longo dos anos.

Existem muitas soluções de energia renovável, positiva para o ambiente, nomeadamente, a madeira. Como parte da biomassa, a energia da madeira é altamente valorizada pelo seu baixo custo e alto valor calorífico. O sol é outra fonte de energia para o aquecimento ecológico. É um recurso ilimitado cuja exploração não emite gases de efeito estufa. Outras soluções são as energias geotérmica e aerotérmica, dependendo do calor da Terra e do calor contido no ar.

A aerotermia é uma das energias renováveis, não fóssil, que mais tem crescido na União Europeia; este sistema transforma o calor existente no ar, aproveitando essa energia térmica para o interior da habitação proporcionando desde o aquecimento, à refrigeração e à água quente sanitária (AQS).

As bombas de calor aerotérmicas Atlantic, usam a energia resultante do calor do ar exterior (mesmo quando é de baixas temperaturas), para aquecer o sistema e produzir calor. Norma geral as soluções aerotérmicas são consituidos por duas unidades: a unidade exterior da habitação onde estão instaladas as bombas de calor e outra no interior da habitação onde fica o módulo hidráulico (caldeira) capaz de dar ao circuito de aquecimento a energia recuperada pela unidade termodinâmica.

As bombas de calor Atlantic são capazes de usar a energia do ar exterior mas requerem uma quantidade mínima de eletricidade, não para o aquecimento mas antes para ajudar a remover o calor do ar exterior e subsequente fazer a transferência para o ambiente interior.

O sistema de bombas de calor aerotérmicas pode ser usado por exemplo com um sistema de aquecimento por piso radiante, esta combinação surpreende em termos de poupança e eficiência energética.

Artigos recentes

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.