Transforme a sua casa com um sistema de Energia Renovável Doméstico
O COP26 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 – marca a urgência da mudança que tem de ser aplicada por países, empresas, comunidades e por cada individuo.
Para essa mudança começar nas nossas casas, temos de dar um primeiro passo: conhecer bem as nossas necessidades energéticas e desenvolver um planeamento de um sistema de energia renovável doméstico.
Este é um processo que inclui a análise da sua utilização de eletricidade existente (e a consideração de medidas de eficiência energética para a reduzir), a análise dos códigos e requisitos locais, a decisão se quer operar o seu sistema dentro ou fora da rede elétrica, e a compreensão das opções tecnológicas que tem para o seu local.
Talvez esteja a considerar adquirir um sistema de energia renovável para gerar eletricidade em sua casa. Embora seja preciso tempo e dinheiro para pesquisar, comprar e manter um sistema, muitas pessoas desfrutam da independência que ganham co sistemas de autoconsumo e do conhecimento de que as suas ações estão a ajudar o ambiente.
Um sistema de energia renovável pode ser utilizado para suprir algumas ou todas as suas necessidades de eletricidade, utilizando tecnologias como:
Sistemas fotovoltaicos solares
Pequenos sistemas elétricos eólicos
Sistemas micro-hídricos
Pequenos sistemas elétricos híbridos (solar e eólico).
Se estiver a conceber uma nova casa, trabalhe com o seu construtor, empreiteiro ou instalador para incorporar o seu sistema de energia renovável na concepção de toda a sua casa, uma abordagem para a construção de uma casa eficiente em termos energéticos. E use materiais que permitam potenciar ao longo dos anos uma maior poupança com qualidade e conforto