Hygge: conforto escandinavo, Zero waste Conheça este novo conceito que está a fazer furor
Hygge é um movimento cultural e decorativo que nos chega da Dinamarca e que está a criar uma impressionante tendência nas redes sociais. É uma palavra, de difícil tradução, que reúne um amplo universo de conceitos ligados à felicidade, conforto, a um estado de espírito positivo e a um ambiente acolhedor.
Mas será que é fácil replicar este ambiente em Portugal, onde as casas não estão preparadas para os dias de intenso calor ou intenso frio, sem um generoso orçamento familiar?
A Thermor, fabricante líder e especialista em soluções de conforto para a casa, dá algumas dicas para conseguir criar este ambiente em casa, sem gastar muito dinheiro.
Comece pela iluminação. Escolha lâmpadas LED quentes e distribua-as estrategicamente para criar espaços agradáveis. Complemente com velas de cera de abelha, que para além de emitirem uma luz suave e quente, purificam o ar.
Os têxteis são os seus aliados. Tapetes grossos, cortinas de algodão e cobertores macios proporcionam conforto visual e ajudam a manter a divisão quente. Escolha materiais naturais, como a lã ou o algodão orgânico, para um toque extra de sustentabilidade.
O ambiente deve ser acolhedor e confortável. No entanto, para conseguir uma casa verdadeiramente Hygge, com uma perspetiva 100% sustentável, é essencial ter um sistema de climatização eficiente. É aqui que entra o aquecimento aerotérmico. Este sistema, retira energia do ar exterior para aquecer ou arrefecer a sua casa, ou seja, é uma opção ideal para criar um ambiente confortável com um consumo mínimo de energia.
O aquecimento aerotérmico pode proporcionar-lhe aquecimento no inverno, arrefecimento no verão e até água quente sanitária, tudo com uma eficiência energética muito superior à dos sistemas convencionais. Embora o investimento inicial possa ser um pouco elevado, as poupanças a longo prazo e o conforto que proporciona fazem com que valha a pena considerá-lo como parte da sua estratégia Hygge.
Apele a todos os sentidos. Um difusor com óleos essenciais de canela ou baunilha pode evocar o calor. E que tal uma chávena de chá quente: aquece o corpo e a alma.
O verdadeiro conceito Hygge promove os pequenos prazeres. Um livro, uma conversa, ou simplesmente o silêncio contemplativo. O conforto mais profundo não se encontra na temperatura do termóstato, mas no calor dos momentos partilhados.
A combinação de técnicas de conforto tradicionais com tecnologia moderna e eficiente em termos energéticos permitir-lhe-á desfrutar de uma casa acolhedora e sustentável.
Pronto para experimentar a arte dinamarquesa do bem-estar sustentável com um toque de inovação energética?