Vamos fechar a torneira à seca em Portugal

A falta de água é um problema grave no nosso país na altura do verão desde sempre. Este ano, a situação não vai ser diferente. Em abril, quase 80% do território de Portugal continental já estava em situação de seca

Na atualização sobre a seca meteorológica registada em Portugal Continental até 15 de abril, o IPMA escreve que 28,3% do território se encontra em situação de seca fraca, 21,2% em seca moderada, 18,6% em seca severa e 10,1% em seca extrema. Ou seja, apenas 21,8% do território se encontra em condições normais, ou seja, sem falta de água. Em maio deste ano, a seca atingia 89% do território nacional.

 

O governo português não descarta a ideia de restringir a utilização de água, mas no verão, as regas, as piscinas, os banhos e, no global, a maior procura tende a escalar rapidamente esta situação já grave para níveis críticos. É importante termos consciência deste problema e adotarmos medidas que nos ajudem a poupar água em casa – não só para reduzirmos a conta da luz, mas também para preservarmos ambiente e assegurarmos que todos têm acesso a água.

 

A Thermor deixa algumas ficas que pode seguir:

 

Feche a torneira quando não precisa dela

Parece óbvio, mas muitas vezes deixamos a torneira aberta enquanto lavamos os dentes, ensaboamos o corpo ou fazemos a barba. Com este simples gesto, pode poupar até 10 litros de água por minuto.

 

Instale dispositivos de poupança de água nas torneiras e nos chuveiros

Existem diferentes opções, tais como limitadores de caudal, perlatores, fluxostatos ou limitadores de curso. Estes dispositivos reduzem o volume ou a pressão da água que sai da torneira ou do chuveiro, permitindo uma poupança de água até 50% sem perda de conforto.

 

Utilize a máquina de lavar louça e a máquina de lavar roupa apenas quando estiverem cheias

Estes aparelhos consomem muita água, pelo que é aconselhável aproveitar ao máximo a sua capacidade e evitar utilizá-los com pouca carga. Além disso, escolha programas curtos e ecológicos que consumam menos água e energia.

 

Verifique as instalações e repare as fugas

Uma torneira a pingar ou um autoclismo com fugas podem desperdiçar centenas de litros de água por ano. Por isso, é importante verificar regularmente os canos, as torneiras e os autoclismos e reparar o mais rapidamente possível as fugas e as avarias.

 

A sanita não é um cesto de papéis

Por vezes, temos tendência para deitar lenços de papel, algodão, etc. na sanita como se fosse um cesto de papéis e depois puxar o autoclismo, o que desperdiça uma quantidade absurda de água. Um autoclismo normal gasta entre 9 e 12 litros por descarga.

 

Escolha plantas nativas e opte por regar à noite

Se tem um jardim ou um pequeno terreno, opte por plantas e ervas adaptadas ao clima local e que não necessitem de muita água. Além disso, escolha regar à noite ou de manhã cedo, quando há menos evaporação e mais humidade no ar. Pode também utilizar sistemas de irrigação por gotejamento ou aspersão que otimizam a utilização da água.

 

Recicle a água sempre que possível

Há muitas formas de reutilizar a água que usamos em casa para outros fins. Por exemplo, podes recolhe a água fria que sai antes da água quente e utilizá-la para regar as plantas ou encher a cisterna. Também pode utilizar a água da lavagem de frutas ou legumes para regar ou limpar o chão.

 

Artigos recentes

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.