Mitos sobre o aquecimento no inverno: Está a cometer estes erros dispendiosos?

Quando a temperatura desce, muitos de nós tomamos medidas para manter as nossas casas quentes, sem nos apercebermos que alguns destes hábitos podem estar a prejudicar o nosso conforto e a nossa carteira.

A Thermor, fabricante líder e especialista em soluções de conforto para a casa, dissipa alguns destes mitos comuns sobre o aquecimento no inverno e ajuda-o a manter-se confortável e energeticamente eficiente esta estação.

 

Mito 1: Desligar o aquecimento poupa energia

Muitas pessoas acreditam que desligar totalmente o aquecimento quando saem de casa permite poupar dinheiro. Na realidade, isso pode fazer com que o seu sistema trabalhe mais para reaquecer o espaço quando regressa, gastando mais energia no geral. Em vez disso, considere utilizar um termóstato programável ou um temporizador para manter uma temperatura consistente e mais baixa enquanto está fora. De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, baixar o seu termóstato em 7-10 graus durante 8 horas por dia pode poupar até 10% por ano em custos de aquecimento (fonte). Além disso, manter uma temperatura constante pode evitar que os canos congelem durante o frio extremo, acrescentando uma camada de proteção à sua casa.

Mito 2: Fechar as aberturas de ventilação em divisões não utilizadas reduz os custos de aquecimento

Fechar as aberturas de ventilação nas divisões que não está a utilizar pode parecer lógico, mas isto pode perturbar o equilíbrio do seu sistema de aquecimento e levar a ineficiências. As aberturas de ventilação fechadas podem aumentar a pressão nas condutas, podendo causar fugas ou sobrecarregar o sistema. As bombas de calor aerotérmicas, como as da Thermor, são concebidas para distribuir o calor uniformemente, assegurando que todos os cantos da sua casa são confortáveis e eficientes. Além disso, os sistemas modernos são construídos com capacidades de zoneamento que lhe permitem otimizar a utilização de energia sem desligar completamente a circulação de ar.

Mito 3: Os sistemas de aquecimento maiores são sempre melhores

Quando se trata de aquecimento, o tamanho é importante – mas não da forma que pensa. Um sistema sobredimensionado pode aquecer a sua casa demasiado depressa, levando a temperaturas irregulares, ciclos frequentes e desperdício de energia. Por outro lado, um sistema demasiado pequeno terá dificuldade em acompanhar o ritmo, levando a uma utilização excessiva e ao desgaste. As bombas de calor da Thermor estão disponíveis em vários formatos para se adaptarem a qualquer configuração de casa, oferecendo soluções à medida para uma eficiência ótima. O sistema com a dimensão correta garante que a sua casa se mantém quente de forma consistente, sem custos desnecessários ou desperdício de energia.

Ao compreender estes mitos e ao adotar práticas de aquecimento mais inteligentes, pode desfrutar de um inverno mais quente e mais sustentável, sem custos desnecessários. Da próxima vez que pensar que está a cortar custos seguindo um destes mitos, lembre-se: um aquecimento mais inteligente é sempre um melhor aquecimento.

Recommended Posts

Deixe aqui o seu comentário