Sabe o que são Edifícios de Consumo Zero?

A pensar no Dia Mundial da Poupança, celebrado a 31 de outubro, relembramos a importância da eficiência energética dos edifícios. Durante muito tempo, o preço ou a estética do edifício foram os principais objetivos a ter em conta na construção, enquanto a eficiência energética foi relegada para segundo plano, situação que se manteve até o momento em que o setor da construção começou a representar 40% do total do consumo de energia na Europa. Um número que gerou o alerta e levou a que a União Europeia decidisse pôr um ponto final.

Desde 2019, os novos projetos de edifícios públicos são dos chamados edifícios de consumo zero e a partir de 2021 todos os novos edifícios devem ser também de consumo zero. Mas o que são exatamente Edifícios de Consumo Zero?

Os Edifícios de Energia Zero (nZEB) são um tipo de construção extremamente eficiente porque a quantidade de energia necessária é muito baixa ou quase nula, tendo na sua base fatores como o design, localização, tecnologia utilizada e fontes de energia, que devem ser renováveis, como a energia solar, fotovoltaica ou eólica.

Por outras palavras, se está a pensar construir uma casa, recomendamos que pense em soluções de conforto térmico, capazes de reduzir ao máximo o seu consumo, ou mesmo de o aproximar de valor zero. Uma boa ideia, por exemplo, é combinar as tecnologias aerotérmica e solar fotovoltaica. Muitas empresas, como é o caso da Thermor, já pensaram no assunto e oferecem soluções que integram combinações possíveis de produtos capazes de resolver esta necessidade, de forma abrangente. A título de exemplo, se efetivar a instalação do kit solar fotovoltaico juntamente com uma bomba de água quente por aerotermia Aéromax, graças ao sistema de comunicação entre os dois dispositivos, o consumo da bomba de calor é reduzido entre 50% e 100%. Além disso, o conjunto foi concebido para utilizar o tanque de AQS como acumulador de energia, oferecendo assim a melhor solução para a otimização energética em casa.

Mas as combinações de energia aerotérmica, solar e mesmo térmica são quase ilimitadas. Se estiver interessado em conceber uma solução personalizada, recomendamos-lhe que contacte o departamento de Engenharia Thermor, que o ajuda a realizar um estudo gratuito de eficiência e na conceção da instalação.

A redução do consumo da nossa casa é uma forma de estar mais em harmonia com o nosso ambiente. Porque cuidar do planeta é cuidar de nós próprios e das pessoas que amamos.

Artigos recentes

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.