Mitos e verdades sobre economia de energia em casa

Existem muitos mitos sobre a economia de energia em casa. Neste artigo abordaremos cinco mitos e cinco verdades sobre o tema. Comece já a economizar!

“O consumo é superior quando se acende e apaga o aquecimento do que se o mantiver ligado a uma temperatura constante”
FALSO. Existe consumo de energia sempre que um aquecimento estiver ligado, mesmo que seja a uma temperatura constante. Isso significa que ao ligar o aquecimento pela primeira vez ocorrerá um pico de consumo que durará poucos minutos, contudo ao desligá-lo ocorre uma poupança de cerca de 13%.

“Usar uma grande quantidade de detergente na máquina de lavar a roupa consome mais energia”
VERDADEIRO.  Se colocar mais detergente do que o necessário, este fará mais espuma, o que por sua vez exigirá maior força do motor para a eliminar. Este processo aumenta o consumo de energia.

“Luzes LED são mais caras e não economizam tanto”
FALSO. As lâmpadas LEDs têm um preço mais elevado do que lâmpadas incandescentes, mas são um bom investimento a longo prazo pois, como comprovado, estas lâmpadas chegam a consumir até menos 80% de energia e têm uma vida útil mais longa.

“Aparelhos e eletrodomésticos com mais anos consomem mais energia”
 VERDADEIRO. A razão é que quanto mais anos os produtos têm mais energia precisam para realizar a sua tarefa, o que, por consequência, leva a um maior consumo de energia. É por isso que a Atlantic recomenda a renovação de equipamentos e caldeiras a cada 15 anos.

“Manter os aparelhos ligados à corrente, mas desligados, não aumenta o consumo de energia”
FALSO. A televisão, o telefone, o DVD, a aparelhagem, o micro-ondas… todos esses aparelhos gastam energia enquanto ligados à rede elétrica, mesmo se estiverem desligados. Esta situação é conhecida como “consumo fantasma” e representa até 11% das despesas ao final do ano. Portanto, recomendamos o uso de filtros de linha (ex.: Extensões com opção de desligar) que oferecem um melhor controlo dos gastos e consumos.

“Reguladores de temperatura ajudam a reduzir os gastos”
VERDADEIRO. Os termóstatos programáveis ​​garantem que possa desfrutar de uma temperatura confortável ao chegar a casa sem ter que deixar o aquecimento ligado durante todo o dia. Portanto, sistemas como o Atlantic Cozytouch, que nos permitem controlar a temperatura da casa a qualquer hora e em qualquer lugar, são a opção perfeita para economizar.

“Armazenar comida quente no frigorífico pode danificá-lo”
FALSO.  O frigorífico não se danifica com comida quente, mas consome mais energia. O aparelho tem a função de manter sempre uma temperatura relativamente baixa, então quanto mais quente a comida estiver mais energia ele necessita para a esfriar. Por esse motivo, é aconselhável sempre armazenar os alimentos no frigorífico quando estiver em temperatura ambiente.

“Investir em bons vedantes que isolem bem é o essencial para economizar energia”
VERDADEIRO. Quase 30% do gasto em aquecimento é devido a perdas de calor em casa. Portanto, escolher bons vedantes para portas e janelas, que impeçam o desperdício de calor é um investimento necessário para obter uma alta economia de energia.

“Usar aquecedores elétricos nos quartos é mais eficiente do que ligar o sistema de aquecimento em toda a casa”
FALSO. Aquecedores elétricos gastam muita energia, por isso são uma das maneiras menos eficientes de aquecer a casa. O mais eficiente e económico é aquecer toda a casa usando um sistema integrado de aquecimento.

“Manter as portas interiores fechadas quando o aquecimento está ligado é melhor”
VERDADEIRO. O ar concentrado na sala sobe quando está quente e baixa quando está frio. Quando o ar baixa a temperatura é aquecida novamente, gerando uma circulação de ar no espaço. Se as portas estiverem fechadas, esse ciclo de ar quente é mantido num espaço limitado, portanto, mais eficiente do que se for espalhado por toda a casa. Além disso, é sempre melhor ligar os sistemas de aquecimento apenas nos quartos ocupados e desligá-lo nos quartos vazios. Desta forma, a temperatura é mais concentrada nos espaços onde é necessário e significará uma poupança na sua conta no final do mês.

Artigos recentes

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.