Como obter uma cozinha mais sustentável

Gradualmente, caminhamos juntos para um futuro mais verde e sustentável. Neste sentido, nós, como indivíduos, podemos fazer muito mais do que imaginamos. No nosso dia-a-dia, cada ação conta, especialmente em atividades que ocorrem em casa, que é, além do veículo privado, um dos principais pontos de consumo a nível individual. A cozinha, em particular, é um dos espaços onde passamos mais tempo. Por esta razão, nesta publicação vamos focar-nos em como alcançar uma cozinha mais sustentável que beneficie tanto o seu bolso como o planeta.

A chave para poupar, tanto dinheiro como energia, é reduzir e reutilizar. Quando vamos comprar, por exemplo, podemos optar por usar sacos reutilizáveis de tecido ou cartão e plástico espesso e assim evitar gastar tanto plástico de uso único. Nesta mesma linha, é muito melhor não usar papel de plástico para conservar os alimentos. Em vez disso, podemos experimentar com tampas elásticas de silicone ou tecidos personalizados, que vamos reutilizar por muito mais tempo.

Outra forma de tornar a nossa cozinha um lugar sustentável é dedicar uma manhã ou uma tarde inteira à cozinha para preparar todos os pratos da semana. Desta forma, planearemos e prepararemos as refeições de toda a semana num dia e essa organização favorecerá a poupança, uma vez que compraremos a comida de forma mais racional, impedindo de incorrer em excessos e de poder expirar. Para a criação do menu, vamos escolher alimentos que sirvam de base principal (arroz, leguminosas, legumes…), e vamos cozinhar separadamente os complementos ou molhos e depois ser capaz de fazer as combinações já planeadas: legumes, peixe, carne… Existem milhares de opções muito fáceis de encontrar na internet.

E se quisermos ir mais longe, comprando a granel ou em cooperativas ecológicas, para além de beneficiar de produtos locais, onde o custo da distribuição é muito menor, também evita a utilização de plásticos não reutilizáveis e químicos artificiais para melhor conservar e saborear os alimentos.

Podemos também usufruir de sistemas de ar condicionado eficientes, como a Aerotermia, e contar com marcas inovadoras como a Thermor que nos ajudarão a tornar a nossa cozinha e toda a nossa casa mais confortáveis e sustentáveis, graças à utilização da energia térmica contida no ar, uma fonte de energia natural, renovada e respeitosa com o meio ambiente. Porque os cuidados do planeta devem começar na nossa própria casa.

Artigos recentes

Deixe aqui o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.